A exportação refere-se à venda, envio ou doação de produtos, bens e serviços de um país a outro. É um processo que acontece principalmente quando as empresas decidem ampliar seus negócios para expandir o mercado, abastecendo não só o interno, mas o externo. Exportar representa, portanto, uma tentativa de crescimento por meio da diversificação do mercado.
No entanto, ampliar mercado de atuação não é única vantagem das exportações. O acesso ao mercado internacional pode ser o caminho mais eficaz para garantir o futuro em um ambiente globalizado e competitivo, que exige das empresas capacitação para enfrentar a concorrência estrangeira, tanto no país como no exterior. Confira abaixo outras vantagens das exportações:
- Aumento da produtividade
- Diminuição da carga tributária
- Redução da dependência de vendas internas
- Aumento da capacidade inovadora
- Melhoria das condições para obtenção de recursos financeiros
- Aperfeiçoamento dos processos industriais e comerciais
- Melhoria da imagem da empresa
Para isso os negócios que buscam atuar no comércio internacional precisam se preparar e buscar capacitação para garantir o sucesso nas exportações. Nessa estratégia alguns pontos precisam ser definidos:
– Exportar de forma direta ou indireta
– O que exportar e para onde exportar
– Como irá receber por sua venda
– Como irá entregar seu produto
Além disso, é preciso conhecer sobre outros detalhes importantes para consolidar a venda externa, tais como: registro no Radar, classificação de mercadorias, incoterms, câmbio, entre outros.
Pensando nisso o Instituto Mercosul desenvolveu o Guia Prático de Exportação: O que você precisa saber para começar a exportar. A partir desta leitura você terá uma noção geral do que é uma exportação e quais os pontos principais para conseguir concretizar uma venda no exterior.
A partir daqui você poderá se aprofundar mais sobre cada tópico e aplica-lo em seu negócio.
Nesta jornada conte com o Instituto Mercosul no que for preciso, conheça aqui como o IM pode ajudar seu negócio.
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