O que você precisa saber para começar a exportar

por maio 12, 2021Conteúdos

A exportação refere-se à venda, envio ou doação de produtos, bens e serviços de um país a outro. É um processo que acontece principalmente quando as empresas decidem ampliar seus negócios para expandir o mercado, abastecendo não só o interno, mas o externo. Exportar representa, portanto, uma tentativa de crescimento por meio da diversificação do mercado.

No entanto, ampliar mercado de atuação não é única vantagem das exportações.  O acesso ao mercado internacional pode ser o caminho mais eficaz para garantir o futuro em um ambiente globalizado e competitivo, que exige das empresas capacitação para enfrentar a concorrência estrangeira, tanto no país como no exterior. Confira abaixo outras vantagens das exportações:

  1. Aumento da produtividade
  2. Diminuição da carga tributária
  3. Redução da dependência de vendas internas
  4. Aumento da capacidade inovadora
  5. Melhoria das condições para obtenção de recursos financeiros
  6. Aperfeiçoamento dos processos industriais e comerciais
  7. Melhoria da imagem da empresa

Para isso os negócios que buscam atuar no comércio internacional precisam se preparar e buscar capacitação para garantir o sucesso nas exportações. Nessa estratégia alguns pontos precisam ser definidos:
– Exportar de forma direta ou indireta
– O que exportar e para onde exportar
– Como irá receber por sua venda
– Como irá entregar seu produto

Além disso, é preciso conhecer sobre outros detalhes importantes para consolidar a venda externa, tais como: registro no Radar, classificação de mercadorias, incoterms, câmbio, entre outros.

Pensando nisso o Instituto Mercosul desenvolveu o Guia Prático de Exportação: O que você precisa saber para começar a exportar. A partir desta leitura você terá uma noção geral do que é uma exportação e quais os pontos principais para conseguir concretizar uma venda no exterior.

A partir daqui você poderá se aprofundar mais sobre cada tópico e aplica-lo em seu negócio.

Nesta jornada conte com o Instituto Mercosul no que for preciso, conheça aqui como o IM pode ajudar seu negócio.

0 comentários