Instituto Mercosul firma parceria com a SVN Investimentos para fomentar o comércio exterior em Maringá e região

por ago 17, 2021Sem categoria

Em pesquisa realizada no ano passado pelo Departamento de Pesquisa e Estatística (Depea), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), o câmbio foi apontado pelas empresas como uma das maiores dificuldades de acesso ao comércio exterior. Pensando nisso, o Instituto Mercosul firmou parceria com a SVN Investimentos, que possui uma plataforma para fechamento de câmbio de importação e exportação, sem cobrança de tarifas.

Por meio desta parceria, através do Instituto Mercosul, as empresas de Maringá e região terão um canal direto de comunicação para tirar dúvidas e acompanhar a compra e venda de moedas estrangeiras. Entre os pontos sensíveis para fechamento de câmbio estão: os custos, o operacional e o ‘timing’ de mercado, como explica o head de câmbio da SVN Investimentos, Renan Ferreira Mazzo.

“O primeiro ponto em que os importadores e exportadores geralmente têm bastante dificuldade é em relação aos custos abusivos cobrados por muitas instituições financeiras. As operações realizadas por meio da SVN têm tarifa isenta e taxa bem abaixo da média do mercado. Além disso, pessoas que estão iniciando operações com o comércio exterior têm dificuldade para operacionalizar os fechamentos de câmbio: não sabem exatamente como solicitar cotações, quais documentos devem ser enviados etc. A mesa de câmbio da SVN ajuda nesse tipo de demanda ativamente, auxiliando o cliente em todas as etapas do fechamento. Outro ponto diferencial é em relação às oportunidades de mercado, já que o mercado de câmbio tem uma volatilidade altíssima. Os profissionais da SVN atualizam os clientes dos melhores momentos para realizar remessa, tanto de envio quanto de recebimento do exterior”, detalha.

O assessor de investimentos da SVN, Milton Milani, destaca que a parceria com o Instituto Mercosul irá beneficiar principalmente as pequenas e médias empresas. “O objetivo da nossa parceria é levar um produto que boa parte dos clientes do Instituto Mercosul já tem, mas com um custo bem menor. O convênio vai beneficiar principalmente os pequenos e médios empresários, que muitas vezes pagam caro no câmbio, o que reduz sua margem de lucro. Vamos reduzir os custos de importação e exportação para as empresas, já que a SVN não tem tarifas de fechamento de câmbio”, reforça.

Para o presidente do Instituto Mercosul, Aluízio Andreatta, esta parceria visa facilitar a operacionalização dos fechamentos de câmbio de exportação e importação, com significativa redução dos custos para as operações realizadas com a SVN, por meio do Instituto Mercosul. Estamos preparados para ajudar os empresários a reduzir custos neste sentido para que suas empresas sigam cada dia mais fortes no mercado.

Os interessados poderão entrar em contato com a equipe do Instituto Mercosul pelo whatsapp (44) 3025-9613. Mais informações pelo site do instituto mercosul www.institutomercosul.org.br.