TREINAMENTOS

FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPRADORES


Por Instituto Mercosul em 22/01/2020

FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPRADORES

Data: 04, 18, 25 de abril e 09 de maio de 2020 (sábados)

Horário:08h30 às 12h e das 13h às 17h30

Objetivo:Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas para uma gestão de compras que contribua para a criação de valor na empresa. Pretende-se a familiarização com os conceitos fundamentais, o desenvolvimento de competências de análise dos macroprocessos de compras da cadeia de valor, a otimização e melhoria das suas vertentes estratégicas, organização e pessoas, processos e sistemas de informação, e a partilha de experiências setoriais / casos de referência e learnings de gestão de compras.

Público Alvo:Auxiliar de Compras, Compradores Junior e Analistas, que tenham relacionamento com fornecimentos, ou mesmo aqueles que pretendem iniciar na carreira que mais vem crescendo nos últimos 20 anos no Brasil e no Mundo.

Conteúdo:

  1. PLANEJAMENTO, GESTÃO E OPERAÇÕES DE COMPRAS DE PRODUTOS/SERVIÇOS

a)    Operação de Compras:

  • Os Ingredientes básicos para o setor de Compras ser estratégico
  • A Importância da área de compras nas empresas
  • Compras x Estratégia
  • Estratégia: posicionamento e competitividade
  • O Micro e Macro Ambiente do Comprador
  • As cinco forças de Porter como ferramenta em compras
  • Planejamento estratégico em compras
  • SCM – supply chain management
  • Impacto na lucratividade com a redução na compra de materiais e serviços
  • Qualificação de compradores
  • Tipos de Compras (Produtos, Serviços, Consultorias...etc...)
  • A importância dos Serviços na economia
  • E- Procurement – Portais de Compras
  • Budget x Forecast
  • Break Even Point (Ponto de Equilíbrio)
  • Custo Mark up dos Produtos/Serviços

b)    A Terceirização de Serviços e a Classificação de Fornecedores:

  • Casamento perfeito
  • Lições aprendidas
  • Definição da atividade a ser terceirizada
  • Critérios para seleção de fornecedores
  • Exercícios práticos com uso de calculadora.
  1. 2.    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS
  • A Evolução das técnicas de Negociação
  • Snake Oil Seeling (Vendendo cobra e óleo)
  • Pyramid Selling ( Vendas em Pirâmide) o efeito rapport nas negociações
  • Técnica SPIN – Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Recompensa.
  • Definição de Negociação.
  • Tempo, Informação e Poder: O segredo para o sucesso da Negociação.
  • Negociação, Casamento e Família: Quais as dificuldades e aprendizados.
  • As Habilidades do Negociador: Escutar, Relacionamento Interpessoal, Comunicação, As quatro palavras mágicas, O olhar, O uso do celular e suas tecnologias, Empatia, Calma.
  • A Comunicação Formal e Informal nas Negociações.
  • Os participantes do Processo de Negociação: Ritmo e Atitude.
  • Técnicas de Negociação pelo telefone.
  • Planejamento, Metas e o segredo da “gordura”.
  • A Técnica do Minimax.
  • Timing da Negociação: Estratégia, Clima e Local.
  • Gestão de Conflitos.
  • Ganha-Perde, Perde-Perde, Ganha-Ganha: Qual a melhor maneira de fechar um negócio em que ambos saiam ganhando?
  • A Linguagem Corporal
  • Os canais de Comunicação: Auditivo Visual e Cinestésico:
  • A Técnica do Rapport.
  • Dinâmicas de Grupo e Exercícios Práticos.
  1. 3.    QUALIFICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO, AVALIAÇÃO E REAVALIAÇÃO CONTÍNUA PELO MÉTODO IQF DE FORNECEDORES DE PRODUTOS/SERVIÇOS
  • Função Estratégica de Compras – O papel do comprador na gestão de qualidade dos fornecedores.
  • Desenvolvimento da Relação Comprador x Fornecedor – Como o comprador deve iniciar sua atividade na busca de uma parceria sólida?
  • Fatores que motivam a Avaliação e Qualificação de Fornecedores – O fornecedor só irá melhorar seus processos quando estes pontos importantes forem identificados.
  • Requisitos da NBR/ISSO 9001:2015 – Requisitos que a norma exige para este processo.
  • Seleção Inicial de Fornecedores a serem qualificados – Critérios básicos para iniciar um desenvolvimento de fornecedores de produtos e serviços.
  • Critérios de Qualificação e Avaliação de Fornecedores – Quais os principais critérios para iniciar um desenvolvimento?
  • Diferenças entre fornecedores -  O grande desafio hoje dos compradores: Serviço X Produto.
  • Análise de Riscos – Os principais pontos críticos para iniciar a qualificação dos fornecedores
  • Critérios de Avaliação de Análise de Riscos – Redução de Produção, Localização do Fornecedor, Imagem, Co-responsabilidades, Influência no processo e produto.
  • Parâmetros para IQF – Os principais parâmetros para iniciar uma avaliação de fornecedores
  • Atribuições de Pesos para o IQF – Um fato importante nos processos de qualidade para atribuir responsabilidades aos processos
  • Exemplo de Questionário para Avaliação Qualitativa dos Fornecedores – Um check list para avaliação do fornecedor
  • Ferramentas utilizadas na Avaliação
  • Política para Fornecedores – Estabelecer uma política nas organizações é fato predominante para o sucesso
  • Reavaliação Contínua dos Fornecedores – Desenvolveu, Homologou, Avaliou, e agora o que devo fazer?
  • Exercícios Práticos em sala de aula com atividades em equipes.
  1. 4.    MÉTRICAS E INDICADORES DE COMPRAS
  • O papel de Compras com agregador de valor na organização.
  • Identificando e construindo a missão, visão e valores de Compras no contexto da empresa.
  • Definindo os objetivos estratégicos de Compras por meio do Balanced Scorecard (BSC).
  • Utilizando o Mapa Estratégico para consolidar e desenhar a estratégia de Compras.
  • Lista de indicadores: conhecendo os principais indicadores de Compras a partir de um panorama de mercado:
    • Atraso / Antecipações de Entregas;
    • Pedidos de Compras Devolvidos Parcialmente ou Integralmente;
    • Condições de Pagamento;
    • Lead Time de Compras;
    • % Erros nas Requisições;
    • Saving (Ganho);
    • Cost Avoidance (Custo Evitado);
    • Inflação
    • % de Itens Sob Contrato/Acordos Comerciais;
    • Coverage/Budget (Cobertura)
  • Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho da estratégia.
  • Estabelecendo metas a partir do princípio SMART.
  • Indicadores estratégicos x indicadores de rotina: entendendo a funcionalidade e aplicação das métricas.

Utilizando SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Client), como ferramenta para determinar as métricas essenciais na gestão da operação de Compras.

  • Seleção, definição e acompanhamento de indicadores chaves do dia a dia.
  • Exercícios práticos.

Observação:

Os alunos deverão levar notebook para esta aula, porque os exercícios serão aplicados na prática diretamente na tela de seus PC´s.

Instrutor (a): 

DANIEL GUNAR ALVES DO NASCIMENTO

Curso Superior Administração e Logística Empresarial, Curso Extensão Docência na Educação Superior (Magistério Superior), MBA Gestão da Produção, Logística e Cadeias de Valor (SCM). 12 anos de experiência em docência das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Logística Industrial, Transportes, Produção, Compras, Negociação, Estoques, Almoxarifados, Armazenagem, Gestão e Liderança, Tecnologia de Logística, Qualidade e Produtividade Industrial, Avaliação de Fornecedores, mais de 300 palestras ministradas a nível Brasil nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações, com mais de 3.000 alunos formados, mais de 40 cursos In Company realizados em empresas de diversos seguimentos: industriais, comerciais e serviços, de pequeno, médio e grande porte no Brasil. Atuando também como consultor de empresas com trabalhos realizados para ganho de produtividade. Com 21 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, liderança de grandes equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: automotivo (montadora), Metalúrgico, Químico, Construção Civil, Transportes e Tratores e Colheitadeiras. Consultor na Log News Consultoria em Logística, com sede em Curitiba|PR.

Investimento:  R$ 880,00 empresas associadas e estudantes - R$ 980,00 empresas não associadas

Forma de Pagamento:  Boleto ou Cartão de Crédito, a vista ou parcelado.

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