NOTÍCIAS

NAVIO AFUNDA E CONTÊINERES CAEM NO MAR DURANTE PASSAGEM DO TUFÃO LINGLING NA CHINA

O violento Tufão Lingling passou pela China e causou destruição, mortes, queda de contêineres no mar e afundou um navio.

Na noite de cinco de setembro de 2019, o navio XIN OU 21 foi atingido pelo Tufão Lingling perto de Zhoushan, a caminho de Rizhao, na China. 72 contêineres caíram do navio e seguem flutuando no mar e estão espalhados pela costa. As autoridades chinesas seguem operação de recuperação dos equipamentos e seus conteúdos e lançam alerta para todos os navios que navegam na área sobre o perigo de contêineres flutuantes. O XIN OU 21 é um porta-contêiner, IMO 9138317, com capacidade para 2470 TEU, DWT 34017 tons, construído em 1999, bandeira da China e operado pela SHANGHAI XINOU SHIPPING CO LTD (EQUASIS).

No dia seguinte, o navio JI SHUN 16 afundou nas proximidades de Zhoushan, no mar da China Oriental. 48 contêineres refrigerados carregados com pacotes de carne congelada caíram na água e estão espalhados pela costa. O JI SHUN 16 é uma navio de carga geral, IMO 8342349, DTW 3500 tons, construído 2003, bandeira Togo, e operado pela LIANFA INTERNATIONAL NAV CO, Taiwan.

Tufão é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone tropical que ocorre nos mares orientais, principalmente nos mares da China e no oceano Índico. Os tufões possuem um enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.

Sempre que incidentes e acidentes marítimos ocorrem, desperta atenção para a importância do seguro. As perdas e os danos causados às cargas em consequência de fenômenos da natureza, tais como furacão, tufão, tornado, ciclone, terremoto, entre outros, estão cobertos pelo seguro de transporte internacional. A recomendação é jamais efetuar um transporte de cargas sem seguro, pois entre catástrofes naturais, acidentes, avarias, avaria grossa, perdas, extravio, roubo, incêndio e explosões, os riscos são inúmeros, e certamente causam sérios transtornos e prejuízos. O seguro é a única certeza para evitar perdas financeiras por essas ocorrências.

Fonte: Aparecido Rocha – insurance reviewer

Parceiros

Real Time Web Analytics