NOTÍCIAS

MARINGÁ QUER INCENTIVO FISCAL PARA VIABILIZAR IMPORTAÇÕES DESEMBARAÇADAS NO INTERIOR DO ESTADO

Lideranças políticas e empresariais de Maringá reuniram-se com o governador Beto Richa (PSDB), na última segunda-feira (dia 6), para solicitar incentivo fiscal nas operações de desembaraço aduaneiro de mercadorias importadas e nacionalizadas nos recintos aduaneiros do interior do estado, dentre eles o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) de Maringá, antigo Porto Seco.

A comitiva apresentou ao governador um estudo sobre o assunto e sugeriram a criação de um diferencial tributário, por meio da redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), como forma de reduzir os custos e aumentar a competitividade das empresas paranaenses frente às concorrentes de outros estados.

A discussão surgiu em umas das reuniões do NUSDA – Núcleo Setorial de Despachantes Aduaneiros de Maringá, do programa Empreender da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, do qual o Instituto Mercosul também participa e ganhou força com o apoio do Codem  - Conselho de Desenvolvimento de Maringá, ACIM, Prefeitura de Maringá, Câmara de Vereadores e da Multilog, atual administradora do Clia Maringá.

De acordo com a Presidente do Instituto Mercosul, Renata Giroldo Mestriner, “O incentivo fiscal para o interior do estado é essencial para aumentar a competitividade das empresas instaladas longe dos grandes centros e garantir um aproveitamento melhor dos recintos aduaneiros existentes no interior, que garantem vantagens para as operações de importação”.

Após a reunião ficou acertada a criação de uma comissão para avaliar detalhadamente o estudo elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) e a minuta com as sugestões de mudanças no regulamento do ICMS.

A comitiva maringaense que visitou o Governador foi formada por Aluízio Andreatta, membro do Núcleo de Despachantes Aduaneiros; João Ricardo Tonin, Edson Cardoso Pereira, José Roberto Mattos, representantes do Codem; Prefeito de Maringá, Ulisses Maia; os vereadores Mário Hossokawa, Flávio Mantovani e Jean Marques; o deputado estadual Dr. Batista; o presidente da Acim, José Carlos Valêncio. Estiveram presentes ainda na audiência os representantes da Multilog – empresa responsável pelo Clia de Maringá -, o Ceo Djalma Vilela e o diretor de relações institucionais Eclézio da Silvam. 

 

Fonte: Instituto Mercosul

 

Parceiros

Real Time Web Analytics